quarta-feira, 17 de abril de 2013

DICOTOMIAS SAUSSUREANAS

DICOTOMIAS
Divisão lógica de um conceito em dois, de modo que se obtenha um par opositivo.

LINGUA X FALA
Em sua teorização, Saussure também efetua uma separação entre língua e fala. Para ele, a língua é uma construção coletiva, um sistema de valores que se opõem uns aos outros e que está depositado, como produto social, na mente de cada falante de uma comunidade. Assim, a língua possui homogeneidade e não varia entre os sujeitos de um grupo lingüístico-social, estando capacitada a ser o objeto do estudo linguístico. Já a fala, para Saussure, é um ato individual e está sujeito a fatores externos, muitos desses não linguísticos e, portanto, não passíveis de análise científica.
                       
SINCRONIA X DIACRONIA
Embora a língística histórica do século XIX tenha reconhecido a especificidade dos estudos diacrônicos, Saussure foi o primeiro linguista a estabelecer uma distinção nítida entre sincronia e diacronia.
Sincronia: do grego ‘syn’ (″juntamente″) + chrónos (“tempo”): ao mesmo tempo Diacronia: do gredo ‘dia’ (″através″) + chrónos (“tempo”): através do tempo.
A fim de melhor salientar a diferença entre os dois pontos de vista, Ferdinand de Saussure traçou dois eixos, um orizontal (A - B) e outro perpendicular (C - D), representando o primeiro, o eixo das simultaneidades, ou seja, a sincronia, e o segundo, o eixo das sucessividades, ou seja, a diacronia.
O eixo das simultaneidades representa relações entre fenômenos existentes, das quais se exclui toda a intervenção do tempo.
O eixo das sucessividades representa os fenômenos que foram se modificando numa sucessão no tempo; tais fenômenos não são isolados, mas aczrretam modificações no sistema, determinando a passagem de um estado de língua a outro.

SIGNIFICANTE X SIGNIFICADO

Saussure chamou esse conjunto teórico de “Unidade de Representação” e de “Imagem fonética”.
O conceito de cadeira e a concepção fonética das suas letras não têm conexão alguma. Esta relação se estabelece unicamente por acordo ou convênio coletivo.
A concepção mentalística:
• Significado e Significante são entidades mentais, independente de qualquer objeto externo;
• A imagem (ou o som) de uma palavra não é algo material, mas apenas uma impressão psicológica (modelo mental) que tem sentido para nós.
 

SINTAGMA X PARADIGMA
Saussure define o sintagma como “a combinação de formas mínimas numa unidade lingüística superior”, que surge a partir da linearidade do signo. Essa linearidade exclui a possibilidade de pronunciar dois elementos ao mesmo tempo: um termo só passa a ter valor a partir do momento em que ele se contrasta com outro elemento. Já o paradigma é, como o próprio autor define, um "banco de reservas" da língua, fazendo com que suas unidades se oponham, pois uma exclui a outra.
 As relações sintagmáticas e as paradigmáticas ocorrem simuultaneamente.
Exemplos:
 GATO                               GADO 
São paradigmas porque tem sons próximos.

GOSTARIA DE BEBER ÁGUA
Relação sintagmática é a articulação entre unidades linguística que se relacionam entre sí.


 REFERÊNCIAS
SILVIA, Maria Cecília Pérez de Souza e; KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Linguística aplicada ao português: morfologia. São Pulo. 14 ed. Cortez, 2003.
<http://www.mestrando.com/2013/01/estruturalismo.html> acesso em 17-04-2013 às 15:02hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário